ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA no AR desde 15.08.2009. São 14 anos de ROCK AND ROLL!!!

CLIQUE NO PLAYER PARA NOS SINTONIZAR!!!

Rolando agora na programação da RRLP. Nossa companhia Rock and Roll noite e dia!!!

Programadores da Rock Rádio Lágrima Psicodélica:

Cacá, Fireball, Gäel e Johnny F

lagrimapsicodelica@gmail.com

App iPhone & Android para Sintonizar a Rock Rádio Lágrima Psicodélica

     

Como sintonizar a Rock Rádio Lágrima Psicodélica


Você pode sintonizar a ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA de 2 formas:

1 - Para quem acessa a WEB via PC/NOT a sintonia é direta pelo Blog Lágrima Psicodélica.

2 - Para quem acessa a WEB via CEL/TABLET a sintonia pode ser feita nos links: Site da RRLP ou Player Alternativo.

RRLP - ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA
Criação & Direção by Johnny F

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Gilberto Gil


Gilberto Gil tem uma carreira extensa e cheia de acertos, mas confesso não ter muita dificuldade em apontar seu melhor trabalho. Me refiro ao espetacular Expresso 2222 (1972), álbum que celebra a volta do artista ao Brasil após três anos exilado em Londres.

O disco começa ao som regional da Banda de Pífanos de Caruaru em "Pipoca Moderna", faixa de autoria do Caetano Veloso. Essa influência da música folclórica brasileira percorre por todo o álbum. Isso fica evidente no sotaque nordestino da espetacular "O Canto da Ema", com direito a solo de baixo do Bruce Henri e groove desconcertante de bateria do Tutty Moreno. Em "Chiclete Com Banana" (eternizada por Jackson do Pandeiro), Gil traz uma levada sofisticada com forte influência da Bossa Nova.

O álbum contém uma das faixas mais rockeiras do Gilberto Gil, a ótima "Back in Bahia", que narra a saudade do Brasil durante seu exílio. Instrumentalmente é a guitarra imponente do lendário Lanny Gordin que salta aos ouvidos. Outras canções que trazem a participação do guitarrista é a psicodélica "Ele e Eu" (com direito a uma harmonia estranhíssima) e o forró-rockeiro "Sai do Sereno", com direito a mais uma performance espetacular do baterista Tutty Moreno.

"Expresso 2222" é uma das composições mais conhecidas do repertório do Gilberto Gil. Ela chama atenção por sua levada de violão bastante particular. Se não bastasse seu groove desconcertante ao tocar e cantar, a harmonia de músicas como "O Sonho Acabou" e "Oriente" beira o absurdo.

"Cada Macaco no seu Galho (Cho Chuá)" tem a participação de Caetano Veloso, celebrando com Gil uma das melhores parcerias da música brasileira. "Vamos Passear no Astral" e "Está Na Cara, Está Na Cura" fecham o álbum em clima carnavalesco e lisérgico.

Gilberto Gil fez ótimos discos na fase tropicalista (vide Gilberto Gil, de 1969) e outros posteriores ao Expresso 2222 (vide Refazenda, de 1975), mas é mesmo este clássico álbum de 1972 que colocou o artista entre os grandes nomes da música brasileira.

Texto retirado de | País do Baurets

1972 | EXPRESSO 2222

01. Pipoca Moderna
02. Back In Bahia
03. O Canto Da Ema
04. Chiclete Com Banana
05. Ele E Eu
06. Sai Do Sereno
07. Expresso 2222
08. O Sonho Acabou
09. Oriente

DOWNLOAD