ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA no AR desde 15.08.2009. Completamos 15 anos de ROCK AND ROLL!!!

CLIQUE NO PLAYER PARA NOS SINTONIZAR!!!

Rolando agora na programação da RRLP. Nossa companhia Rock and Roll noite e dia!!!

Programadores da Rock Rádio Lágrima Psicodélica:

Cacá, Fireball, Gäel e Johnny F

lagrimapsicodelica@gmail.com

Como sintonizar a Rock Rádio Lágrima Psicodélica


Você também pode sintonizar a ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA de 2 formas:

1 - Via PC/NOT - A sintonia é direta no Blog Lágrima Psicodélica.

2 - Via CEL/TABLET - Sintonize através do Player Alternativo.

ROCK RÁDIO LÁGRIMA PSICODÉLICA
Criação & Direção by Johnny F

quinta-feira, 18 de abril de 2024

Brasil: de Orwell à Kafka

Franz Kafka no traço da quadrinista e ativista feminista francesa Chantal Montellier, na adaptação de 'O Processo'.

Franz Kafka no traço da quadrinista e ativista feminista francesa Chantal Montellier, na adaptação de 'O Processo'.

Erick Vizoki

A situação no Brasil suscitou recentemente e por várias vezes comparações à obra '1984' (publicada em 1949), de George Orwell, e com todos os motivos.

O livro relata a perseguição aos cidadãos por um Estado hipotético e fascista (Oceania) que faz uso principalmente da informação e da comunicação (coincidência?). No conto há, inclusive, um "Ministério do Pensamento" e um "Ministério do Amor"! Seria outra coincidência ou a ficção se tornando realidade?

Mas a coisa destrambelhou para uma situação ainda mais absurda, quase inconcebível, numa realidade minimamente aceitável. O que podemos chamar de uma versão "kafkiana" da nossa realidade.

O escritor tcheco Franz Kafka (03/07/1883 – 03/06/1924) é conhecido como o "Papa do Absurdo" por conta de suas obras quase totalmente metafóricas, que retratam um universo que inicialmente parece inconcebível, mas que é, na verdade, uma crítica a uma realidade que vivemos muitas vezes sem perceber. Eu até diria que Kafka profetizou o que chamamos hoje de "o novo normal".

Uma de suas obras mais conhecidas, considerada um dos maiores clássicos da literatura, é 'O Processo' (1925), que ganhou duas adaptações para as telas, sendo a primeira dirigida pelo visionário Orson Welles (1962) e estrelada por Anthony Perkins, o lendário psicopata Norman Bates de ‘Psicose’ (1960). O outro é de 1993, dirigido por David Hugh Jones, disponível gratuitamente no YouTube, dublado em português.

O livro conta a história de Joseph K., um servidor público que certo dia é acordado em sua casa por policiais que lhe informam estar preso devido a um processo movido por ninguém sabe quem, por um motivo desconhecido, e sem o devido procedimento legal. Outra coincidência?

O livro, a certa altura, faz menção a um conto do próprio Kafka chamado 'Diante da Lei'. Esse conto (que eu adoro), por sua vez, conta a surreal história de um camponês simples que resolve conhecer a Lei e vai até sua porta. Lá ele encontra um guardião enorme e poderoso que impede sua entrada e ainda o ameaça se ele tentar entrar, afirmando que mesmo que o pobre homem conseguisse ultrapassar, encontraria outras portas e outros guardiões cada vez maiores e mais poderosos.

Outra coincidência???

Conheço um lugar parecido, onde cidadãos comuns procuram a Lei quando são acusados sabe-se lá do que e por quem, são barrados, não conseguem ter acesso aos autos, precisam enfrentar um guardião poderoso e ameaçador, e veem-se numa situação absurda!

Vocês conhecem algum lugar assim ou alguém nessa situação kafkiana???