Drake foi um obsessivo na prática com o violão, tocava até a madrugada, experimentava afinações e compunha. Sua mãe lembra: "Eu acho que ele escreveu suas bonitas melodias nas primeiras horas da manhã. Em muitas canções ele acrescenta acentos dissonantes através de afinações exóticas, o estilo é alcançado graças aos uso de clustes.
Estudou Literatura Inglesa, enquanto em Cambridge, especialmente as obras de William Blake, William Butler Yeats e Henry Vaughan, embora suas letras não invoquem metáforas típicas de tais influências. Em vez disso, Drake emprega uma série de elementos retirados da natureza. A lua, as estrelas, mar, chuva, árvores, céu, névoa e estações do ano são todas comumente usadas, em parte influenciada pela educação rural. Características outonais são utilizadas para transmitir sentimentos de perda e tristeza. No entanto, Drake escreve com desprendimento, mais do que como um observador, de um ponto de vista descrito pela revista Rolling Stone "como se ele fosse ver a sua vida de uma grande, inultrapassável distância". Esta percepção de incapacidade social gerou especulações sobre sua sexualidade.
Boyd disse que detecta uma virginal qualidade na sua letra e música, e faz notar que nunca observa ou ouve do cantor um comportamento sexual, seja masculino ou feminino. Kirby descreve suas letras como uma "série extremamente vívida, completa observações, quase como uma série de provérbios", ele dúvida que Nick quisesse ser um poeta. Em vez disso, ele acredita que criou tais letras para complementar o clima da melodia em primeiro lugar.
Estudou Literatura Inglesa, enquanto em Cambridge, especialmente as obras de William Blake, William Butler Yeats e Henry Vaughan, embora suas letras não invoquem metáforas típicas de tais influências. Em vez disso, Drake emprega uma série de elementos retirados da natureza. A lua, as estrelas, mar, chuva, árvores, céu, névoa e estações do ano são todas comumente usadas, em parte influenciada pela educação rural. Características outonais são utilizadas para transmitir sentimentos de perda e tristeza. No entanto, Drake escreve com desprendimento, mais do que como um observador, de um ponto de vista descrito pela revista Rolling Stone "como se ele fosse ver a sua vida de uma grande, inultrapassável distância". Esta percepção de incapacidade social gerou especulações sobre sua sexualidade.
Boyd disse que detecta uma virginal qualidade na sua letra e música, e faz notar que nunca observa ou ouve do cantor um comportamento sexual, seja masculino ou feminino. Kirby descreve suas letras como uma "série extremamente vívida, completa observações, quase como uma série de provérbios", ele dúvida que Nick quisesse ser um poeta. Em vez disso, ele acredita que criou tais letras para complementar o clima da melodia em primeiro lugar.
Não houve documentários ou compilações de álbuns logo após sua morte. Seu reconhecimento público manteve-se em baixa até meados de 1970, embora, ocasionalmente mencionado na imprensa musical. A Island Records viu o pouco valor comercial em trazer seu catálogo de volta, e depois de uma crítica, em 1975, escrito por Nick Kent, da NME, afirmou: "… não temos qualquer intenção de relançar os três álbuns, agora ou em qualquer momento futuro previsível".
Por este tempo, seus pais estavam recebendo um número crescente de fãs e admiradores como visitantes à residência familiar em Far Leys. Em 1979, Rob Partridge assumiu a Island Records, e encomendou a liberação da caixa Fruit Tree. Partridge era um fã de Drake, e havia visto ele realizar os discos no início de 1969: "A primeira coisa que fiz quando eu comecei na Island foi sugerir que lançasse uma retrospectiva dos álbuns de estúdio, mais que qualquer outra pessoa que estava lá. Eu não esperava necessariamente milhões de canções, gravações ao vivo ou seja o que for…" O lançamento reuniu os três álbuns estúdio, bem como as quatro faixas gravadas com Wood, em 1974, e foi acompanhado por uma extensa biografia escrita pelo jornalista americano Arthur Lubow. No entanto, as vendas eram mínimas, em 1983, a Island notificou que tiraria Fruit Tree de seu catálogo.
Por meados dos anos de 1980, Drake estava sendo citado como uma influência por artistas como R.E.M. Peter Buck e Robert Smith, dos The Cure. Smith credita a origem do nome da banda na canção "Time Has Told Me" ("A trouble cure, for a trouble mind"). Drake ganhou mais exposição em 1985, com o lançamento "The Life in Northern Town", da banda The Dream Academy, que incluía uma nota dedicatória a ele. Sua reputação continuou a crescer, e até o final da década de 1980, seu nome foi exibido regularmente em jornais e revistas de música do Reino Unido; ele ainda era cultuado por um grande número de pessoas. Drake havia chegado a representar uma espécie de herói mítico de condenados românticos aos olhos de muitos, um "enigma embrulhado dentro de um mistério.
WAY TO BLUE:
An Introduction To Nick Drake
MADE TO LOVE MAGIC
THE JOHN PEEL SESSION
Por este tempo, seus pais estavam recebendo um número crescente de fãs e admiradores como visitantes à residência familiar em Far Leys. Em 1979, Rob Partridge assumiu a Island Records, e encomendou a liberação da caixa Fruit Tree. Partridge era um fã de Drake, e havia visto ele realizar os discos no início de 1969: "A primeira coisa que fiz quando eu comecei na Island foi sugerir que lançasse uma retrospectiva dos álbuns de estúdio, mais que qualquer outra pessoa que estava lá. Eu não esperava necessariamente milhões de canções, gravações ao vivo ou seja o que for…" O lançamento reuniu os três álbuns estúdio, bem como as quatro faixas gravadas com Wood, em 1974, e foi acompanhado por uma extensa biografia escrita pelo jornalista americano Arthur Lubow. No entanto, as vendas eram mínimas, em 1983, a Island notificou que tiraria Fruit Tree de seu catálogo.
Por meados dos anos de 1980, Drake estava sendo citado como uma influência por artistas como R.E.M. Peter Buck e Robert Smith, dos The Cure. Smith credita a origem do nome da banda na canção "Time Has Told Me" ("A trouble cure, for a trouble mind"). Drake ganhou mais exposição em 1985, com o lançamento "The Life in Northern Town", da banda The Dream Academy, que incluía uma nota dedicatória a ele. Sua reputação continuou a crescer, e até o final da década de 1980, seu nome foi exibido regularmente em jornais e revistas de música do Reino Unido; ele ainda era cultuado por um grande número de pessoas. Drake havia chegado a representar uma espécie de herói mítico de condenados românticos aos olhos de muitos, um "enigma embrulhado dentro de um mistério.
WAY TO BLUE:
An Introduction To Nick Drake
MADE TO LOVE MAGIC
THE JOHN PEEL SESSION
TANWORTH IN ARDEN
TIME HAS TOLD ME
THE ULTIMATE RARITIES, VOL. I
FAMILY TREE
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SECOND GRACE
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TANWORTH IN ARDEN II
TANWORTH IN ARDEN COMPLETE
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TIME HAS TOLD ME, VOL II
THE ULTIMATE RARITIES, VOL. II
A SKIN TOO FEW: The Days Of Nick Drake
No início de 1999, a BBC produziu quarenta minutos de um documentário, A Stranger Among Us - in search of Nick Drake, narrado por Brad Pitt, fã do cantor. No ano seguinte, diretor o neerlandês Jeroen Berkvens lançou um documentário intitulado A Skin Too Few: The Days Of Nick Drake, com entrevistas de Boyd, Gabrielle Drake, Wood e Kirby.
Ainda no mesmo ano, o jornal The Guardian elegeu Bryter Layter como o primeiro álbum numa lista dos 100 maiores álbuns alternativos da história.
Em 2000, a Volkswagen usou o título da faixa "Pink Moon" para um comercial nos EUA.
Assista online: AQUI
Ainda no mesmo ano, o jornal The Guardian elegeu Bryter Layter como o primeiro álbum numa lista dos 100 maiores álbuns alternativos da história.
Em 2000, a Volkswagen usou o título da faixa "Pink Moon" para um comercial nos EUA.
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