domingo, 14 de julho de 2019

Fábio


Juan Senon Rolón (Horqueta, 9 de fevereiro de 1946) mais conhecido simplesmente como Fábio, é um cantor paraguaio naturalizado brasileiro e radicado no Brasil.

uan iniciou sua carreira aos 16 anos em 1966 no programa Alegria dos bairros da Rede Record, nessa época usava o nome artístico Juanito, no ano seguinte conhece Carlos Imperial, que o convenceu a trocar de nome, passou a ser Fábio.

Nessa época conheceu Tim Maia, Tim que havia morado um tempo nos Estados Unidos, apresentou a Fábio a Soul music, Fábio ouviu Tim cantar “Wonderfull World” de Sam Cooke e ficou bastante impressionado com estilo, até então o cantor estava habituado com canções paraguaias e o iê-iê-iê.

Seu primeiro single foi a canção “Lindo Sonho Delirante”, composta em parceria com Carlos Imperial, a canção, gravada com a banda The Fevers, inspirada em Lucy in the Sky with Diamonds, que faz alusão ao LSD, a capa do compacto trazia as Letras “LSD” logo acima do nome da canção, além de “Lindo Sonho Delirante”, o compacto trouxe a canção “Reloginho”. Estourou nas paradas de sucesso com Stella, gravada em 1969. Com Tim Maia chegou a compor alguns sucessos, e ao longo da carreira gravou 23 discos, conquistando importantes prêmios.

Também é conhecido por gravar vinhetas para a Rádio Globo do Rio de Janeiro, em que diz, com eco, o nome da emissora, precedido de um assovio; e dos times cariocas de futebol. Todas essas vinhetas até hoje estão no ar.

Em 2007, Fábio publicou o livro “Até Parece Que Foi Sonho – Meus 30 anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia.

Texto retirado de | Woodstock Sound

1972 | OS FRUTOS DE MI TIERRRA...

01. Manuela
02. Viajante
03. Menino de Braçanã
04. Pai e Filho
05. Guantanamera
06. Hino da República
07. Marina
08. Os Frutos de mi Tierra
09. Cravo e Jasmim
10. Encouraçado
11. Magia
12. Fonte da Saudade

Bonus | Compacto 1968
01. Lindo Sonho Delirante
02. Reloginho

DOWNLOAD