segunda-feira, 1 de abril de 2019

Altamont Free Concert


A MORTE DA ERA "PAZ E AMOR"

A ideia era produzir um festival nos mesmos moldes do Woodstock, para rivalizar com o concerto símbolo do movimento paz e amor. Mas o Altamont Free Concert ficou registrado na história da música como um dos dias mais sangrentos e obscuros do rock.

Idealizado e produzido pelas bandas Rolling Stones e Grateful Dead, o festival aconteceu no dia 6 de dezembro de 1969, em Altamont, região norte da Califórnia, e trazia em seu line-up além dos já citados grupos, os caras do Santana, Jefferson Airplane e Crosby, Stills, Nash & Young.

Com entrada gratuita, o Altamont Free Concert tinha como um de seus objetivos reunir o maior público possível. Não à toa, mais de 300 mil pessoas (muitos falam em 400, até 600 mil!) compareceram naquele sábado, ávidos por muito rock and roll (drogas e álcool também…).

Outro grande propósito do evento seria mostrar que mesmo em grandes aglomerações era possível curtir bons shows em paz. Ledo engano. Por conta de uma organização pífia e preguiçosa, que contratou como seguranças a gangue de motoqueiros dos Hells Angels – muito conhecidos por serem encrenqueiros e com vários crimes nas costas – além de escolher um ambiente sem muitas condições de receber grandes públicos, o que era pra ser mais uma grande celebração ao rock and roll, acabou como um dia violento e cheio de más recordações.

A aparente calma que pairava durante o show da banda Santana – a primeira a subir ao palco – logo deu espaço a uma progressiva agitação, tanto por parte dos seguranças do Hells Angels, – que já estavam bêbados e cheios de sangue nozóio – quanto pelo público, que abertamente fazia uso de drogas e bebidas. Essa péssima combinação não poderia dar certo e em pouco tempo vários tumultos começaram; brigas e muita porradaria por parte dos motoqueiros- seguranças, que não atacaram apenas o público, mas também algumas equipes das bandas, empresários e até mesmo músicos, como no caso do vocal do Jefferson Airplane, Marty Balin.

A porrada já estava correndo solta quando o Grateful Dead decidiu cancelar sua apresentação, antecipando a subida da atração principal, Rolling Stones, ao palco.

A banda de Mick Jagger chegou de helicóptero e rapidamente foi informada sobre a confusão que acontecia. A essa altura, os Angels – que estavam bem loucos sobre efeito de LSD e álcool – já brigavam também entre sí. Mesmo com toda a zona rolando, a banda decidiu que subiria ao palco, afinal, estava nos seus planos a gravação daquele show que seria lançado antes mesmo do material do Woodstock.

Mesmo com tumulto e muito atraso, os Stones começaram o tocar. Com várias paradas durante a apresentação – pois a todo o momento uma nova briga começava – a banda fez um show bem fraco e tímido e de repente o caldo entornou de vez.

Meredith Hunter, um rapaz de 18 anos trajando terno verde, tentou invadir o palco com mais alguns fãs. Pego por um dos Angels, o jovem apanhou até conseguir se soltar e correr em direção à multidão. Pouco tempo depois ele voltou ao palco e sacou um revólver calibre 32. Isso bastou para que os truculentos Hells Angels voassem em Hunter como urubus na carniça, tendo um deles – Alan Passaro – cravado uma faca nas costas de Meredith, causando a morte do rapaz.

Uns dizem que a agressão à Hunter foi gratuita e que o jovem não teve como se defender; outros afirmam que o rapaz parecia intencionado a subir no palco e atacar os músicos, pois ele estava armado e aparentemente drogado, mas a verdade por completo do que realmente aconteceu nunca veio à tona.

O show prosseguiu sem que a banda tivesse noção do assassinato e várias outras sessões de luta livre aconteceram. Ao término da última canção foi um verdadeiro salve-se quem puder. Os Stones correram para uma colina e embarcaram em seu helicóptero, enquanto boa parte do público, incluindo jornalistas e roadies, subiu ao palco para se proteger, pois claro, estava havendo mais porradaria.

O festival terminou deixando um saldo total de 4 mortes – além de Meredith, outras duas pessoas morreram pisoteadas e uma afogada num canal de irrigação – e 4 nascimentos prematuros.

O julgamento de Alan Passaro aconteceu em 1971. Absolvido, foi alegado que o segurança matou Hunter em legítima defesa.

Realizado apenas seis meses depois do grande e pacífico festival de Woodstock, o Altamont Free Concert marcou uma nova era, “matando” os poéticos e gloriosos dias de paz e amor.

Texto retirado de | Cadê Meu Whiskey

1969 | LIVE ALTAMONT SPEEDWAY
December 6, 1969


CD 1
01. Introduction
02. Jumping Jack Flash
03. Carol
04. Sympathy For The Devil
05. The Sun Is Shining
06. Stray Cat Blues
07. Love In Vain
08. Under My Thumb

CD 2
01. Brown Sugar
02. Midnight Rambler
03. Live With Me
04. Gimme Shelter
05. Little Queenie
06. (I Can't Get No) Satisfaction
07. Honky Tonk Women
08. Street Fighting Man

DOWNLOAD