Discoteca Básica - Capítulo II
:: LET IT BLEED ::
"É uma época muito dura, muita violência. A Guerra do Vietnã,
a violência nas telas, a pilhagem, os incêndios."
Mick Jagger, 1995
Do livro: 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer
"Este é um disco que eu salvaria de um incêndio", declarou, enusiasmada Sheryl Crow. Era mais fácil comprar outro exemplar numa loja de discos usados, mas o sentimento é o que importa. Alguns álbuns dos Stones são importantes-e-interessantes-mas-nem-tão-bons-assim, e outros são cheios de músicas maravilhosas que agradam a qualquer um que tenha orelhas - e Let It Bleed é um dos melhores.
De fato, esse é o recheio de um sanduíche triplo. Beggars Banquet, Let It Bleed e Sticky Fingers eram a cereja do bolo de gravações feitas entre 1968 e 1970 - e o plano era lançar Sticky Fingers e um outro LP, em 1969.
Complicações contratuais impediram que isso acontecesse. Let It Bleed acabou se tornando um fecho visceral da década, com seu tom apocalíptico determinado por "Gimme Shelter" (o documentário sobre os Stones, com o mesmo título, mostra um fã sendo esfaqueado, em 1968, durante uma apresentação no Altamont Speedway).
O Contraste com os velhos rivais, os Beatles, não podia ser mais agudo: Let It Be é composto por blues chatíssimos e cordas melosas; Let It Bleed contém (como se queixou um crítico) "sexo sujo, sadomasoquismo, drogas pesadas e violência gratuita". Esses ingredientes tornam irresistível mesmo o que não é rock, como "Country Hook", "Let It Bleed" e "Love In Vain".
Mas também há hard rock. É difícil acreditar que a arrasadora "Midnight Gambler" e a tensa "Monkey Man" tenham sido compostas durante umas férias na Itália. E o disco ainda traz "You Can't Always Get What You Want", que começa como um hino e termina aos gritos.
Mick Jagger - que, em geral, fala mal de seu próprio trabalho - admite que Let It Bleed é "um bom disco, um de meus preferidos". O bom e velho Mick disse tudo.
De fato, esse é o recheio de um sanduíche triplo. Beggars Banquet, Let It Bleed e Sticky Fingers eram a cereja do bolo de gravações feitas entre 1968 e 1970 - e o plano era lançar Sticky Fingers e um outro LP, em 1969.
Complicações contratuais impediram que isso acontecesse. Let It Bleed acabou se tornando um fecho visceral da década, com seu tom apocalíptico determinado por "Gimme Shelter" (o documentário sobre os Stones, com o mesmo título, mostra um fã sendo esfaqueado, em 1968, durante uma apresentação no Altamont Speedway).
O Contraste com os velhos rivais, os Beatles, não podia ser mais agudo: Let It Be é composto por blues chatíssimos e cordas melosas; Let It Bleed contém (como se queixou um crítico) "sexo sujo, sadomasoquismo, drogas pesadas e violência gratuita". Esses ingredientes tornam irresistível mesmo o que não é rock, como "Country Hook", "Let It Bleed" e "Love In Vain".
Mas também há hard rock. É difícil acreditar que a arrasadora "Midnight Gambler" e a tensa "Monkey Man" tenham sido compostas durante umas férias na Itália. E o disco ainda traz "You Can't Always Get What You Want", que começa como um hino e termina aos gritos.
Mick Jagger - que, em geral, fala mal de seu próprio trabalho - admite que Let It Bleed é "um bom disco, um de meus preferidos". O bom e velho Mick disse tudo.
1969 | LET IT BLEED
01 | Gimme Shelter
02 | Love in Vain
03 | Country Honk
04 | Live with Me
05 | Let It Bleed
06 | Midnight Rambler
07 | You Got the Silver
08 | Monkey Man
09 | You Can’t Always Get What You Want
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01 | Gimme Shelter
02 | Love in Vain
03 | Country Honk
04 | Live with Me
05 | Let It Bleed
06 | Midnight Rambler
07 | You Got the Silver
08 | Monkey Man
09 | You Can’t Always Get What You Want
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